A revisão de aposentadoria nada mais é do a reanalise de um benefício previdenciário de quem já recebe a aposentadoria do INSS qual constatado algum erro de cálculo e ou inconsistência no ato da concessão do benefício previdenciário o qual poderá tanto o aumentar quanto diminuir a aposentadoria.
São diversas situações que poderá ensejar o segurado ou pensionista do INSS a pleitear pela revisão de sua aposentadoria, dentre essas situações as mais comuns são: a) erros de cálculo, b) salários computados erroneamente na concessão do benefício previdenciário, c) mudança de legislação, d) período reconhecidos em reclamação trabalhista não computados pelo INSS, e) período trabalhados em atividades especiais não computados pelo INSS, dentre outras situações.
Ocorre que, o procedimento para pleitear o pedido de revisão de aposentadoria devera ser feito de forma minuciosa e cautelosa, e se for constatado alguma inconsistência ou falha na concessão da aposentadoria, o segurado poderá pleitear pela revisão do benefício previdenciário se fizer jus a tal direito.
Cumpre informar que existe um prazo para que o segurado possa pleitear pela revisão de benefício previdenciário, este prazo é de 10 dez anos a contar da data da concessão da aposentadoria, sob pena do seu direito decair.
Existe duas maneiras de pleitear a revisão de aposentadoria, sendo a primeira pela via administrativa, que é o canal meu INSS disponibilizado aos aposentados e pensionistas, e segundo pela via judicial, através do auxílio de um advogado, o qual ira verificar se o aposentado reúne as condições necessárias para a revisão do benefício previdenciário, se assim constatado que o aposentado tem direito a tal revisão.
Falar de revisão de aposentadoria não há algo simples, é necessário ressaltar os riscos que envolve tal pedido, um deles é a possibilidade do segurado em vez de ter a aposentadora aumentada ela ser reduzida.
Sem contar que somente um especialista poderá analisar de forma criteriosa a carta de concessão do benefício previdenciário, o CNIS e outros documentos comprobatórios para verificar se o segurado aposentado faz a revisão de sua aposentadoria.
Ressalta-se que somente um bom profissional e especialista em direito previdenciário poderá analisar o caso concreto, verificar os erros de cálculo e falhas na concessão do benefício o qual ira orientar o segurado ou pensionista do INSS a viabilidade de pedido de revisão de aposentadoria ou não.
Portanto, quando o assunto é revisão de aposentadoria, saiba que é muito bom saber que você tem o direito a tal pedido, todavia não deixe de observar a importância de que esta análise seja efetuada por um profissional qualificado e especialista na área previdenciária, profissional técnico e habilitado nesta questão, até para que você como aposentado não venha a ser vítima de pessoas má intencionadas que ensejam o pedido de revisão de aposentadoria e lhe causem uma tormento e frustração, bem como diminua o valor do seu benefício previdenciário, pois todo cuidado é pouco, para que esta análise de revisão de aposentadoria seja efetuada com segurança e tranquilidade e não lhe traga nenhum prejuízo, mas sim venha a agregar ao valor de sua aposentadoria.